segunda-feira, 9 de setembro de 2013

FILOSOFIA E VIDA, QUID IURUS...

FILOSOFIA E VIDA

Entre as promessas e o cumprimento delas, existe uma qualidade chamada carácter (para os que cumprem suas promessas); e muitos defeitos (para os incumpridores), tais como: adúltero, corrupto, gatuno, incompetente, caduco, e, para minimizar o estrago, vezes há que os defeitos todos se resumem numa só palavra: POLITICO!

CONTEXTUALIZANDO

Vezes sem conta ouvi governantes dizer que as obras de reabilitação/construção de obras sociais (estradas, escolas, e outras) não andam (terminam) por causa das chuvas. Desculpa que tem encontrado colo no meio do povo (nós) porque o nosso país tem uma quantidade considerável de precipitação ao longo da época chuvosa.
Bem, nos últimos dois anos, praticamente não choveu, ou choveu pouco.

CONTRADITÓRIO

Começo pelo Cunene (onde não choveu nada), na estrada que liga Xangongo (Humbe) á Cahama, há um troço de aproximadamente 150 km (com a margem de erro de 10%) que está podre, é um atentado á vida. Estrada que só mesmo os que lutam pela sobrevivência (nós os pobres) andam por elas, por não haver outras possibilidades. Prova disso é só ver o estado técnico das viaturas da MACON e SGO que trafegam ali, lamentável, pobres de verdade! 

Só mesmos nós os pobres (povo) as usam.
Se não choveu durante o ano todo, porque as obras não terminam? Não há dinheiro para o efeito?

Como disse antes, a desculpa da chuva, tem sido durante muito tempo a desculpa de muitos que, através do cargo de servidor público, procura a todo custo realizar os interesses pessoais.
Já se ouvia dizer que o Huambo era a Província que mais cresce. Sim, foi verdade, até 2008.

FACTOS QUE CONTRADIZEM

Na estrada nacional 120 que liga as Províncias da Huila e Huambo, no troço Catata-Kuima (Província do Huambo), numa distância de aproximadamente 130 km (com a devida margem de erro) vê-se claramente que paramos no tempo.

Não há maquinas que ao menos indiciem trabalhos de reabilitação do troço… a ponte sobre o rio Kuando e outras duas que completam o troço, não garantem segurança de trânsito bem como o troço em si é um atentado a saúde pública. Quando começar a chover, duvido muito que se vai transitar por esta via. 
Quem conhece o troço, se achar mentira ou exagero no que digo, tenha coragem de contradizer-me! É triste! Parece que os habitantes daquela parcela do território nacional foram “esquecidos”, jogados a sua sorte, quando foram eles que elegeram muitos dos que hoje ocupam os cargos que têm com os salários e regalias que ostentam. Talvez o rico Angolano” deve ter uma memória muito curta!

A época seca já foi, dentro de pouco tempo Senhor engravatados em fatos virão á público e sem alma dizer: “As obras não terminam por causa das Chuvas”! Haja paciência pá!

Eu já vi outro Senhor, Grande Senhor, poucas vezes engravatado a fazer grandes obras em tempo de Chuva ou Seco. Aliás, deixou o Huambo com uma imagem digna que, infelizmente, não sei por que razão, outros Senhores todos os dias Engravatados estão a destruir aquilo que, em tempo difícil e com muito sacrifício e CABRITAGEM, o Grande Senhor conseguiu construir.

Por causa do exemplo deste Grande Homem (sabes de quem falo) não posso elogiar quem vem dizer que as chuvas estão a impedir o andamento das obras.

Querer é poder!

Muitos esquecem que o Povo hoje não caí mais nas birras (cervejas), maratonas, motorizadas, bicicletas, aparelhos de som Sharp e Surroud. O povo quer e exige qualidade de Vida!

Angola tem condições Humanas e matérias para dar qualidade de vida aos seus cidadãos. Para tal, necessita-se de Servidores Públicos com Alma e um Povo atento, capaz de reivindicar quando o contexto exigir esforços e sacrifícios no sentido de manter os interesses da colectividade acima de todos outros!

Se nos unirmos isso é possível manter a Paz (que é obrigação de todos) e ter qualidade de vida (obrigação do estado, dos titulares do poder politico).

Viva a geração da Mudança!
Viva Angola, Viva a Paz Viva também os Pobres (nós)!

Reflicta, isso é filosofia e vida, Quid iuris?

# Nas Calmas#

Sem comentários:

Enviar um comentário