segunda-feira, 20 de maio de 2013

Familia Dilacerada pela pobreza é o "berço" do Crime e de "toda" insegurança!!!

NÃO É POSSÍVEL TER UMA SOCIEDADE SÃ, QUANDO HÁ FAMÍLIAS QUE VIVEM COM MENOS DE 100 KZ POR DIA.
NÃO É POSSÍVEL TER FAMÍLIAS QUE CONTRIBUAM PARA A MANUTENÇÃO DA PAZ, QUANDO AS MESMAS SÃO PROFUNDAMENTE ABALADAS PELA POBREZA.


No dia 15 de Maio, assinalou-se o dia internacional da família e, o ministério competente emitiu uma mensagem de encorajamento e reconhecimento as famílias.
Bem, penso que o que se precisa de facto é intervir, não só com politicas mas com acções que incidam directamente sobre o modo de viver das milhares de famílias em particular, e da família Angolano no geral.

Acho muito lindas e bem elaboradas as mensagens que têm servido para saudar a data, mas em contrapartida, é lenta demais a transferência do papel para a prática, das “promessas” que normalmente ficam nas entrelinhas destes discursos, se saem, são discriminatórias e injustas, pois, vemos pobres cada vez mais pobres e ricos cada vez mais abastados.

Essa atitude em si, periga grandemente a integridade dos próprios (poucos) ricos que temos. Em pouco tempo, em nada valerá ter seguranças treinados, muros altos ou carros “blindados”, porque quando a fome aperta, o arrojo apossa-se  do faminto, desatina a prudência e prevalece a lógica que, neste caso, será fazer o possível para ter parte do que está atrás dos muros altos, dentro dos carros blindados e estar ladeado com as familias que andam atrás dos seguranças. Pois, é na família onde estão os delinquentes!

É até certo ponto espantoso, mas com as enumeras excepções, há famílias que vivem do crime, não porque querem! É que, na maior parte das vezes, a sociedade (estado) não cria condições para que as famílias possam sustentar-se com dignidade nos demais variados sectores de produtividade.

Todos querem ser ricos, porque “só os ricos vivem bem”. As famílias perderam o foco, é urgente inverter o quadro (com programas e acções nas comunidades que estimulem o crescimento e desenvolvimento económico das famílias, dando oportunidades pares para as mesmas)! Caso contrário, não haverá famílias denunciando os seus entes, quando se perceber que há uma conduta ilícita. Deste modo, aumenta a insegurança, aumenta a dificuldade do trabalho da polícia, aumenta o número de detidos e aumentam as despesas sem retorno por parte do Estado.

E, como os polícias e outros agentes também têm famílias que, também são abaladas pela pobreza, isso, fará com que, na cadeia vá parar apenas pessoas que convêm la estar e não quem realmente tenha cometido um delito, pois, o teu filho, ainda que seja mau, sempre será uma “persona grata”.

Angola é um país especial, que, busca construir a nação, desiderato que só se atinge num clima de paz-calar das armas e paz-social (pão para todos), nesta construção os pedreiros são as famílias!

A sociedade (estado) tem de investir no homem, servindo-se dos recursos que o país tem para melhorar gradualmente a condição de vida das famílias, a medida em que crescem os anos de PAZ!

Pois, para mim, ter uma sociedade sadia com famílias dilaceradas pela guerra e hoje martirizadas pela grave desigualdade social que gera a pobreza, É UTOPIA!

Não é possível estarmos em harmonia, quando, no núcleo familiar, discutimos se denunciamos ou não o criminoso que nos sustenta… Quando vemos famílias que têm tudo e outras que têm nada.

Essa realidade revolta…


Sem comentários:

Enviar um comentário