quarta-feira, 9 de abril de 2014

Kupapatas: VIPs e os Clássicos.

Depois de largas horas de observação, concluí que, existem dois tipos de kupapatas, os VIPs e os Clássicos.

Os Classicos, são os nossos irmãos que, negando o crime, despiram-se do preconceito, decidiram ganhar a vida com dignidade, exercendo a espinhosa tarefa do kupapata. Estes, ganham 100 kwanzas algumas vezes 200 kwanzas por corrida, transportando vidas humanas, de um lado para o outro, numa m
otorizada não decorada com rigor, com suor de rachar o coração para sustentar a familia. Palmas para eles!

Os VIPs, não transportam vidas humanas, embora andem montados em motorizadas decoradas e equipadas a rigor, com as cores azul e branca. Esses são os que menos suam e mais facturam, pois, não correm como os clássicos e os seus clientes "pagam bem", são na sua maioria taxistas e outros condutores que, em cada corrida (ao soar do apito e o dedo indicando a direcção onde o cliente deve parar) pagam ao Kupapata VIP 500 kwanzas, 1000 kwanzas ou 2000 kwanzas, a depender do preço estabelecido por este.

Não há acordo do preço na maioria das apitadelas e dedilhas, é a ditadura do monopolio (não há concorrência possivel contra os kupapatas VIPs).

Esses empobressem ainda mais os outros kupapatas e desordedam a vida de uma grande maioria que tem na moto ou carro, fonte de receita para sustentar a sua familia. Esses, dizem em viva voz:

- Viva nós, os Kupapatas VIPs! Estamos melhores que os banqueiros, temos dinheiro todos os dias e salário no final de mês.

Enquanto os clássicos lamentam, cantando em unissono:

- Tulo sandji violomeke, tupayela ava valia. Tukalume.

É uma guerra social grave... Tarda um travão nisso!

E, enchemos a garganta de veias, afirmando que, o país está bom.

Incoerência...

Sem comentários:

Enviar um comentário